Please login first to save your pin.
processing

Estátua Marquês de Pombal

Autoria Francisco santos; Simões der Almeida (sob.) e Leopoldo de Almeida Projecto: Adães Bermudes; António Couto e Francisco Santos
Add to Favourite/Plan Add to Favourite/Plan

Profile Description

Monumento de grandes proporções, construído em homenagem a Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, através de subscrição pública.

Em 1882 surgiu pela primeira vez a ideia de erguer um monumento ao Marquês de Pombal, por ocasião das comemorações evocativas do centenário da sua morte. No entanto a agitação politica da época impediu a continuação do projecto. Este é retomado em 1913 com a abertura de um concurso público.

A 1ª pedra foi colocada por duas vezes, em 15 de Agosto de 1917 e novamente a 13 de Maio de 1926. Só oito anos depois a estátua era colocada sobre o fuste (12 de Dezembro de 1933) e inaugurada em 1934.

O monumento é constituído por um pedestal onde assenta a estátua. Este pedestal tem cerca de 40m de altura, em pedra trabalhada, ostentando na parte superior quatro medalhões onde figuram os principais colaboradores do Marquês de Pombal. A parte inferior da base é rodeada por diversas figuras alegóricas. Nomeadamente a figura feminina simbolizando “Lisboa reedificada” e três grupos escultóricos evocando as reformas levadas a cabo por Sabastião Carvalho e Melo.

No cimo, a estátua do Marquês de Pombal, de corpo inteiro, assenta o braço sobre o dorso de um leão, que simboliza a força, a determinação e a própria realeza.

0 No one like yet.

Your Rating

Quality
Support
Price
Products

Leave a Comment

Estátua Marquês de Pombal
Estátua Marquês de Pombal
Portfolio
Estátua Marquês de Pombal
Estátua Marquês de Pombal
Portfolio
Estátua Marquês de Pombal
Estátua Marquês de Pombal
Portfolio
Address Details:
Portugal, Lisboa
Phone: 808 203 232
Fax:
E-mail:
Website: visit site
Opening Hours:

Find Us On

Company haven't yet any product.